quinta-feira, 16 de dezembro de 2010





É tempo de descansar...

O tempo não dá descanso a ninguém, e muitas vezes reclamamos da falta dele para resolver os problemas de nosso dia a dia. Quem teve a oportunidade de ouvir a antiga programação da Rádio Relógio Federal, do Rio de Janeiro, sempre ouvia a seguinte frase: “A cada segundo que passa é um milagre que jamais se repete.” Os adultos vivem em função dele, já as crianças de colo, por exemplo, não tem a mínima noção de sua existência.

Começo este texto fazendo uma alusão ao tempo, porque agora, no final do ano, é tempo de descansar, para professores e alunos, uma vez que outras categorias não acompanham o calendário escolar. Depois de um ano inteiro com uma agenda lotada de compromissos, trabalho e estudo, chegam as férias de verão: um prêmio merecido para alunos, professores e toda a família. O recesso das aulas de fim de ano é o tradicional período de descanso, diversão e lazer. Esse é o tempo livre para fazer o que vier à cabeça, sem se preocupar com as obrigações do trabalho e da escola.

Algumas coisas já agendadas são postas em prática, como por exemplo aquela viagem já agendada, que servirá como um prêmio para aqueles que precisam “recarregar” as baterias após tantas preocupações. Há tantas coisas que podem ser feitas nas férias, mas as vezes nem nos damos conta de como vamos aproveitar tamanha oportunidade.

Quando olhamos para trás e fazemos uma pequena avaliação de tudo o que aconteceu, percebemos como a rotina e a correria do trabalho, dos estudos e a falta de tempo acabem distanciando as possibilidades de lazer, e por isso é necessário valorizar cada instante das férias.

Depois de passar um ano inteiro trabalhando ou estudando, é natural que qualquer pessoa esteja aguardando ansiosamente as tão sonhadas férias. Uma bela dica seria fazer com que o período de férias fosse dedicado a saúde, pois assim as pessoas poderiam gozá-las da melhor forma possível.

As férias são importantes para as crianças e adolescentes refazerem-se do estresse causado pelas atividades escolares, particularmente os exames de final de ano, sem esquecer dos vestibulares e do Enem, que tanta dor de cabeça vem trazendo para pais e filhos.

Outra coisa que jovens e adultos podem fazer nas férias é aumentar as chances de aprender muito sobre si mesmos, sobre as pessoas e sobre o mundo. É possível aproveitar e apreciar os momentos de convívio com os amigos e com a família. Enfim, é uma forma de relembrar que na vida há muito mais a fazer do que apenas trabalhar, estudar, ser responsável, etc.

As férias são merecidas por todos: os que foram aprovados e mesmo os que não foram. E este detalhe às vezes causa um impacto sobre o aluno e, consequentemente, sobre a família. Todos trabalharam o ano todo, fizeram os deveres, se empenharam. Alguns mais, outros menos. Por isso férias devem ser férias. Nada de fazer os filhos estudarem em pouco tempo o que não conseguiram durante o ano letivo.

As férias escolares, no Brasil, geralmente variam entre 90 e 120 dias, não consecutivos. Algumas escolas e universidades também consideram parte de fevereiro como período de férias. Para os estudantes da rede pública de ensino, o período de férias é de duas semanas em julho, duas semanas em dezembro e todo o mês de janeiro.

É hora do lazer! Vamos aproveitar porque, afinal de contas, é tempo de descansar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário